quarta-feira, 18 de abril de 2012

Não Pagamos

      Decorre no próximo dia 21 de abril o primeiro encontro do movimento “Não Pagamos”. O Encontro decorrerá a partir das 15 horas, no Terreiro do Paço, em Lisboa.
      O movimento apresenta-se assim:
      O Movimento Não Pagamos! é um movimento cívico que resultou do debate de ideias de um grupo de jovens, que decidiu juntar-se e fundar este movimento por entender que é necessário haver uma voz que defenda o não pagamento da dívida pública, recusando qualquer reestruturação ou renegociação da mesma.
      O Movimento Não Pagamos! considera que esta dívida é Injusta, Imoral e Ilegal, uma vez que foi contraída sem aprovação e conhecimento do Povo português, prejudicando as gerações presentes e futuras. Só o não pagamento da dívida permitirá que Portugal restaure a sua autonomia e o seu caminho de Independência.
      O Movimento Não Pagamos! entende que a questão da dívida é o ponto fulcral da situação socioeconómica atual em Portugal, uma vez que é a "desculpa" utilizada para aplicar todas as medidas de austeridade que deixam os portugueses cada vez mais pobres. Contudo, permanecem questões por responder: quanto devemos? a quem devemos? quem tomou as decisões que criaram a dívida? que aconteceu ao dinheiro dos nossos impostos? o que está a ser feito com o dinheiro que estamos a pedir emprestado?
      Com o intuito de fugir às questões mais pertinentes, aos portugueses são impostas algumas ideias todos os dias das mais variadas formas: que andaram a viver acima das suas possibilidades; de que o pagamento da dívida é inevitável; a dívida é de todos; ou que o seu incumprimento trará algo de catastrófico. Este movimento entende que estes preconceitos têm de ser combatidos, pois todos os caminhos que não recusem o pagamento da dívida, esses sim, são catastróficos.
      A dívida tem de ser paga por quem a contraiu! E não foi o povo português!
      O Movimento Não Pagamos! recusa a politica do medo, da resignação e da indiferença, pois foi essa atitude que nos colocou na situação atual. São necessárias alternativas de luta, com objetivos claros, de resposta à crise provocada pelas medidas autoritárias tomadas pelos sucessivos governos e classe politica fantoche que defende os seus próprios interesses e não o interesse do Povo. A resposta aos ataques violentos de que temos sido alvo deve ser vigorosa e corajosa, e ao lado de todos aqueles que se identificam com os objetivos do Movimento Não Pagamos!
      Síntese dos objetivos do Movimento:
      - Defender o não pagamento da divida;
      - Lutar ativamente contra um ciclo vicioso de austeridade/subdesenvolvimento e todas as medidas que são impostas aos portugueses em nome de uma dívida que não é nossa;
      - Esclarecer os portugueses sobre a verdadeira natureza da dívida, e todas as medidas que os estão a empobrecer;
      - Apelar aos portugueses à união em torno da rejeição da dívida, da luta contra as medidas de austeridade, em nome de uma verdadeira Democracia;
      - Apoiar todos os que estão sofrer direta ou indiretamente com a austeridade imposta;
      - Combater as desigualdades sociais;
      - Promover soluções alternativas para o desenvolvimento do país.»
      Mais info na página do movimento cuja ligação permanente está na coluna dos “Sítios a Visitar” sob a designação de “Movimento Não Pagamos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário