terça-feira, 17 de abril de 2012

Feira do Livro de Zagreb


      Nos passados dias 31 de março e 01 de abril, decorreu em Zagreb (Croácia) a 8ª Feira do Livro Anarquista daquela cidade.
      Do acontecimento relata-se ter sido um bom espaço de encontro de muitas pessoas ativas na região, tal como já aconteceu nos anos anteriores e com alguns debates interessantes e troca de material.
      A Feira contou ainda com a presença de diversas iniciativas, como a da Active Distribution, da editora Sto Citas, e outras vindas de Londres, Sérvia, Estónia, República Checa e Alemanha.
      O relato:
      «No primeiro dia foram realizados debates sobre iniciativas locais e temas históricos, e podemos relaxar no jardim, enquanto que os cartazes que difundiam a Feira eram visíveis em muitas das livrarias da cidade.
      Como todos os anos, as atividades do segundo dia não se realizaram somente em ambientes fechados, pois a Feira mudou-se para o Parque Central da cidade. No mesmo dia houve um protesto no marco das manifestações do dia europeu de ações contra o capitalismo, o 31M, que começou na Universidade de Zagreb e terminou no Parque Central onde havia sido montada a Feira.
      No terceiro dia, um ativista oriundo da Rússia fez uma apresentação sobre a situação atual geral na Rússia: a luta antifascista e as iniciativas anarquistas e, em seguida, o debate centrou-se na situação jurídica, o “departamento contra o extremismo”, a postura que tomam, em geral, as pessoas na Rússia perante a violência Nazi e os tipos de apoio que têm os neonazis por parte da sociedade.
      A Feira foi uma boa oportunidade para entrar em contacto com os anarquistas da região, e passamos um grande momento em Zagreb, na esperança de voltar no próximo ano».
      Mais info em: http://www.ask-zagreb.org/


Sem comentários:

Enviar um comentário