quinta-feira, 19 de abril de 2012

Despejo do Projeto Es.Col.A


      Pelas 10 horas da manhã de hoje, teve início uma intervenção musculada e de grande força policial, sob ordem da Câmara Municipal do Porto e, pese embora a oposição possível, venceu a força, sendo completamente despejado o edifício da escola onde funcionava o projeto Es.Col.A.
      Agentes encapuçados entraram no Es.Col.A, rebentando o gradeamento. Vários outros agentes e 10 carrinhas da força de intervenção e outros tantos carros policiais bloquearam o acesso ao bairro.
      Ainda no exterior foram detidos dois apoiantes do projeto e, posteriormente, um terceiro. Entretanto, os ocupantes do edifício foram levados para o exterior pelas forças policiais, juntando-se às dezenas de pessoas que ali se concentravam. Juntos, num “sitting” de resistência não violenta, tentaram impedir a saída das carrinhas policiais. O momento gerou bastante confusão, com registos de violência por parte das forças de intervenção. As carrinhas acabaram por passar, mantendo-se um cordão policial a bloquear o bairro.
      Entretanto, as cerca de 150 pessoas presentes estiveram reunidas no Largo da Fontinha. A Assembleia improvisada decidiu rumar até à esquadra de polícia do Heroísmo, em solidariedade com os três detidos que ali se encontravam, e que, entretanto, foram deslocados para outra esquadra, a da Bela Vista.
      O pessoal partiu depois até às traseiras da Câmara Municipal do Porto mas o edifício camarário encontra-se gradeado e "protegido" por um cordão de agentes policiais.
      Alegadamente, por razões de segurança, uma vez que um dos apoiantes foi detido pela polícia após se regar com gasolina, a Polícia chamou os bombeiros para "limparem" o local. Os manifestantes rumaram para a frente do edifício da Câmara Municipal.
      Depois do despejo, o recheio do EsColA foi destruído e o edifício emparedado.
      Mais info na ligação permanente da “Es.Col.A” na coluna dos “Sítios a Visitar”.






Sem comentários:

Enviar um comentário