segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Suicídio das Baleias

      São quase uma centena de baleias (99), as baleias-piloto que foram encontradas encalhadas na Golden Bay, na ilha Sul da Nova Zelândia. Dessa centena de animais 22 já morreram.
      Um piloto de avião, ao sobrevoar a zona, alertou para um grupo de baleias que se dirigiam inexplicavelmente e perigosamente para terra. Acorreram ao local funcionários do Departamento de Conservação local que tentaram, em vão, reorientar os animais confusos que, não tendo respondido aos seus estímulos, ficaram presos numa zona de águas pouco profundas.
      Eram 70 funcionários do aludido departamento estatal auxiliados por inúmeros voluntários de uma organização neo-zelandesa que se dedica a salvar baleias (Projeto Jonah), todos tentando manter as baleias vivas, cobrindo-as com toalhas molhadas.
      Apesar de todos os esforços a situação no local é complicada. Quando a maré começar a subir e, por razões de segurança, as equipas terão de abandonar o local. Esse será o momento do tudo ou nada, pois para sobreviverem, as baleias terão de conseguir aproveitar a maré alta para voltar ao mar, caso a sua condição física o permita.
      Os arrojamentos de baleias são um fenómeno comum entre os meses de novembro e abril. No entanto, este ano, têm sido mais frequentes que o habitual.
      No início de janeiro, a dois quilómetros de Golden Bay, deu-se o arrojamento de 25 baleias, 12 sobreviveram, e, em novembro, no mesmo local, 65 cetáceos encontraram a morte naquelas águas pouco profundas.
      Subsiste a dúvida sobre as circunstâncias concretas destes aparentes suicídios em massa, havendo no entanto sérias hipóteses que apontam a atividade humana como causadora dos distúrbios que conduzem à morte estes animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário