terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Kotoku

      Num dia como o de hoje, do ano 1911, o governo japonês assassinava Shusui Denjiro Kotoku (1871-1911).

      Kotoku foi um anarquista japonês que teve um papel fundamental na introdução do anarquismo, enquanto filosofia política, no Japão, no início do século XX. O seu trabalho consistiu na tradução de obras de anarquistas europeus contemporâneos, como Piotr Kropotkin, para a língua japonesa. Foi um jornalista libertário e um mártir do anarquismo no seu país já que foi injustamente executado por traição pelo governo japonês por seu suposto envolvimento num episódio que ficou conhecido como o incidente Kotoku.
      Kotoku defendia a ação direta em vez das vias parlamentares e o sufrágio universal como forma de atingir os objetivos políticos. Esta posição veio a gerar um choque em muitos dos seus companheiros provocando uma divisão entre os anarquistas, comunistas e social-democratas japoneses do movimento operário.
      Ainda que na altura a maioria dos anarquistas japoneses preferissem os meios pacíficos, como a difusão de propaganda, muitos outros passaram a empregar ações violentas como meio de alcançar a revolução e o comunismo libertário ou, pelo menos, golpear o Estado e as autoridades.
      Como reação, o governo passou a reprimir as publicações e as organizações, como o Partido Socialista do Japão, aprovando a"Lei Policial da Paz Pública", que proibiu as organizações sindicais e as greves, estes são dois exemplos da nova tendência no Japão. Contudo, o único incidente grave foi quando quatro anarquistas foram detidos por posse de material explosivo. Ainda que as ações não tivessem sido levadas a cabo, em 18 de Janeiro de 1911 vinte e seis anarquistas foram declarados culpados por complô para assassinar o imperador, ainda que somente quatro dos detidos estavam comprovadamente envolvidos num projeto de atentado contra a vida do Imperador.
      Kotoku foi condenado, junto com outros 10 companheiros, em 24 de janeiro de 1911. A sua companheira (Kanno Suga) foi também executada no dia seguinte, sem quaisquer provas ou julgamento. Este episódio ficou conhecido como Incidente Kotoku entre os anarquistas, e Incidente da Alta Traição pelo governo.
      Kotoku tinha 39 anos quando foi executado e faz hoje 101 anos de tal acontecimento que é sempre necessário recordar.
      A seguir está uma imagem da época onde constam as fotografias dos doze companheiros executados no Incidente Kotoku.

Sem comentários:

Enviar um comentário