sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Francisco Ferrer y Guardia

      Na próxima semana, 10 a 16 de outubro, Biblioteca Terra Livre promoverá diversas atividades em homenagem à memória de Francisco Ferrer y Guardia.

      As atividades terão início no dia 13 de Outubro, data da execução de Ferrer pelo Estado Espanhol, com a exibição de um filme seguida de Debate na USP (São Paulo, Brasil).
      O filme intitula-se “Francisco Ferrer i Guardia: uma vida para a liberdade” (Espanha, 2003, 51 min). Direção: Agustí Corominas i Casals. Produção: TV3 català e trata-se de um documentário sobre a vida e obra de Francisco Ferrer i Guardia, mestre anarquista fundador da Escola Moderna e teórico das escolas racionalistas. Há entrevistas com ex-alunos e muitas informações sobre a construção de uma nova conceção de educação na Espanha do início do século XX. A exibição será na Sala 147, bloco B, ala C, da Faculdade de Educação da USP, Av. Universidade, 308, em São Paulo, 05508-040 (próximo ao portão 1) (entrada gratuita).
      No dia 15 de outubro haverá uma descida para o litoral e, em parceria com o Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri e a Cinemateca Maurice Legeard, uma realizar-se-á uma homenagem a Ferrer y Guardia.
      Já no domingo, dia 16 de outubro, será a vez do Cineclube Terra Livre prestar a sua homenagem, trazendo experiências pedagógicas no Brasil que foram influenciadas diretamente pela proposta pedagógica de Ferrer.
      Com este ciclo de atividades a Biblioteca Terra Livre busca não só preservar a memória deste militante anarquista mas também trazer para o presente uma proposta de educação que ainda hoje apresenta caminhos para a libertação de mulheres e homens.
      Depois de 102 anos, afinal o último grito de Ferrer ainda ecoa no coração dos anarquistas.
      O livro de Ferrer “A Escola Moderna” (com 90 páginas) pode ser lido e baixado na ligação permanente na coluna dos Sítios a Visitar com a designação de “Escola Moderna”, a que corresponde a seguinte ligação:
       http://ateneudiegogimenez.files.wordpress.com/2010/10/adg-a-escola-moderna.pdf
      Mais info pode ser obtida no sítio da Biblioteca Terra Livre também com ligação permanente na coluna dos Sítios a Visitar, com a designação de “Terra Livre - Biblioteca”, a que corresponde a seguinte ligação:
       http://bibliotecaterralivre.noblogs.org/


Sem comentários:

Enviar um comentário