domingo, 8 de maio de 2011

Logo...

      «Revolto-me, logo existimos.»

      Albert Camus (1913-1960), in “L'Homme révolté” (1951)
      Nasceu na Argélia, filho de um francês e de uma descendente espanhola.
      Foi-lhe concedido o Prémio Nobel de Literatura em 1957.
      É apontado como um dos mais importantes mentores da escola do Absurdismo ou da Filosofia do Absurdo (relacionada com o Existencialismo) na qual, em síntese, se estabelece que os esforços realizados pelos seres humanos para encontrar o significado do Universo fracassarão por não existir tal significado.
      Aderiu em jovem ao Partido Comunista, tendo sido expulso passados 2 anos, por desentendimentos relativamente à questão da independência da Argélia da França, começando a sua aproximação aos movimentos libertários, tendo passado a escrever em diversas publicações anarquistas e, por fim, tendo criado a sua própria revista anarquista, em 1959 (após o Prémio Nobel e 1 ano antes do acidente que lhe causaria a morte), chamada: “Liberté”.
      Disse: «L’histoire d’aujord’hui nous force à dire que la révolte est l’une des dimensions essentielles de l’homme» (“A história dos nossos dias obriga-nos a considerar que a revolta é uma das dimensões essenciais do Homem”).

1 comentário:

  1. Um dia perguntaram a Camus:
    - Mas você acha que uma vez defrontado ao absurdo do Universo e, por que não dizer, da própria vida, o homem só tem por saída o suicídio?
    Camus responde:
    -Não, a saída é a revolta.

    ResponderEliminar