domingo, 1 de maio de 2011

1º de Maio

      Hoje comemora-se o Dia Internacional dos Trabalhadores mas, curiosamente, já não há trabalhadores!
      Hoje as empresas e os patrões já não têm trabalhadores a seu cargo, nem operários, nem assalariados ou empregados, funcionários, proletários ou obreiros, serviçais, contratados, etc., hoje os patrões têm “Colaboradores”! Assim apelidam agora os trabalhadores, como se fossem pessoas que gentilmente colaboram com o patrão, não trabalham para ele nem disso dependem para viver porque prestam a tal colaboração, como um consultor ou um conselheiro, assim são os colaboradores, uns ajudantes dos destinos das empresas.
      Num limbo estão estes “colaboradores” “analgesizados” com tal denominação que mais não é que um novo branqueamento, mais um, da simples exploração laboral.
      É o novo ópio do povo? Sim! Os atuais trabalhadores denominados colaboradores até assim já se autodenominam, vaidosos até com tal classificação e, assim, fazem tudo o que for necessário para agradar os patrões, trabalham mais, até mais tarde, dispensam dias e horas de descanso, em prejuízo óbvio da família, da sua vida privada e sanidade mental, sempre abanando o rabo às solicitações dos patrões, quais cachorros obedientes que só pretendem lamber a mão que consideram que gentilmente os alimenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário