quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ex-Militares Nazis em Documentário

      No próximo dia 2 de maio, será emitido um documentário no canal holandês NCRV, um dos principais canais da televisão pública holandesa, denominado “Os Soldados Negros” (Zwarte Soldaten).
      Neste documentário constam os testemunhos de ex-oficiais nazis holandeses que afirmam não ter qualquer arrependimento relativamente ao seu passado militar nazi.
      O documentário expõe seis testemunhos de seis ex-oficiais que desempenharam funções no segmento holandês das forças de segurança nazis, o NSB. Todos os declarantes têm idade avançada, tendo o mais novo 85 anos de idade, e quiseram deixar o seu depoimento para o futuro. Um dos entrevistados, entretanto já falecido, Klaas Overmars, confessou que «aqueles uniformes tinham um poder de atração enorme, irresistível» e, em relação a Adolf Hitler, o ex-oficial afirma que «logrou fazer uma boa limpeza [em relação aos judeus]» quando aborda a temática dos campos de concentração e a «solução final» idealizada pelo ditador nazi.
      Outro antigo militar nazi, Kris Sol, afirma: «Não sinto nenhum remorso, Hitler fez o correto para manter a pureza da raça».
      Perante as declarações recolhidas a reação do director do documentário, Joost Seelen, começou por referir que os ex-oficiais «não tinham nada a perder» ao prestarem declarações, pois «aperceberam-se que seria a última oportunidade para contar a versão deles e a sua opinião e afirma: «Surpreendeu-me o facto de terem falado de forma tão dura e direta, insensíveis perante o que estavam a explicar».
      A transmissão do documentário está inserida nas comemorações (a 4 de maio) que decorrerão na Holanda em memória das vítimas holandesas da Segunda Guerra Mundial.
      Abaixo podes ver um vídeo com breve extrato do documentário.
      Mais info em: http://www.zwartesoldaten.nl/

Sem comentários:

Enviar um comentário