quinta-feira, 24 de março de 2011

A Conspiração de Chicago

      A “Subversive Action Films” (Subversivo Filmes de Ação) realizou um DVD com o documentário “A Conspiração de Chicago” no qual aborda a ditadura militar no Chile e a morte de jovens combatentes assassinados pelo regime de Pinochet como pano de fundo da história da ditadura chilena e o atual conflito social no Chile. Explora-se ainda o movimento estudantil, as povoações que se transformaram em centros de resistência armada contra a ditadura e o conflito indígena Mapuche.

      ASubversive Action Films” em parceria com a “CrimethInc.com” acabam de disponibilizar o documentário do DVD de forma gratuita “online”.
      O documentário em HD dura 94 minutos e está disponível numa versão em língua inglesa e em castelhano nas seguintes ligações:
      http://cwc.im/chicago-espanol
      http://cwc.im/chicago
      Este documentário é o resultado de três anos de realização e gravação no Chile e nas terras indígenas Mapuche del Wallmapu.
      "A Conspiração de Chicago" começa em 29 de março de 1985. Neste dia, dois jovens irmãos e militantes do MIR, Rafael e Eduardo Vergara, foram mortos a tiros pela polícia em Villa Francia, povoado politicamente ativo. Uma pesquisa recente demonstra que foram procurados pela polícia, como tantos jovens antes deles, e foram assassinados por motivos políticos. A sua comunidade, Villa Francia, respondeu criando um dia de memória e de protesto, o Dia do Jovem Combatente, dia em que se recorda todos os combatentes falecidos (já no próximo dia 29 de março).
      "A Conspiração de Chicago" é também sobre o presente. Ao longo do filme, acompanha-se o descontentamento social que existe hoje, explorando-se o legado da ditadura.
      "A Conspiração de Chicago" é também sobre os estudantes que lutam contra uma lei de educação que foi iniciada no último dia do regime militar. Mais de 700.000 estudantes se declararam em greve durante o ano de 2006, para protestar contra o sistema de ensino privatizado. A polícia reprimiu brutalmente as manifestações e ocupações estudantis.
      "A Conspiração de Chicago" aborda ainda a problemática dos bairros da periferia de Santiago. Foram originalmente ocupações de terra, e mais tarde tornaram-se centros de resistência armada contra a ditadura militar. Alguns, como Victoria e Villa Francia, continuam como áreas de confronto e descontentamento até hoje.
      "A Conspiração de Chicago" é também sobre o conflito Mapuche. O povo mapuche bravamente resistiu à ocupação espanhola, e continua a resistir contra as corporações multinacionais e o Estado chileno, que rouba a terra para plantações, minas, barragens e de produção agrícola. O governo tem usado uma lei antiterrorismo do período ditatorial para prender os comuneros Mapuche em luta.
      "A Conspiração de Chicago" é uma resposta a uma conspiração global do neoliberalismo, do militarismo e do autoritarismo.
      Mais info em “CrimethInc” e “Subversive Action Films” ambos com ligações permanentes na coluna dos "Sítios a Visitar".

Sem comentários:

Enviar um comentário