quarta-feira, 18 de julho de 2012

Lembrar a Ação Espanhola


      Faz amanhã, 19 de julho, 76 anos que estourou a Revolução Espanhola, em 1936. Os trabalhadores ligados à CNT (Confederación Nacional del Trabajo), organização sindical de orientação anarquista combateram o golpe fascista e transformaram uma vasta região da Espanha (em especial na Catalunha) num novo mundo, autogestionário e sem Estado.
      O povo espanhol ousou sonhar e realizou o que até hoje foi o maior exemplo de organização social, baseada nos princípios políticos e económicos do anarquismo ou comunismo libertário: solidariedade, apoio mútuo, federalismo e autogestão.
      É por isso que a “Biblioteca Terra Livre”, em parceria com o “Centro de Cultura Social”, vem resgatar esta experiência com a exibição de quatro curtas da época:
      1. “Movimento revolucionário em Barcelona” (Movimiento revolucionario en Barcelona), 1936, preto e branco, 22min. Produzido por: CNT-FAI (Oficina de Información y Propaganda)
      2. Barcelona trabalha para frente (Barcelona trabaja para el frente), 1936, preto e branco, 23min. Produzido por: Comité Central de Abastos de Barcelona
     3. O enterro de Durruti (El entierro de Durruti), 1936, preto e branco, 11min. Produzido por: CNT-FAI
     4. Ajudar Madrid (Ayuda a Madrid), 1936, preto e branco, 7min. Produzido por: CNT-FAI (Oficina de Información y Propaganda).
      Porque as suas lutas são, ainda hoje inspiradoras.
      As películas serão exibidas na sua versão original, em castelhano e sem legendas, no próximo sábado, dia 21, pelas 17 horas, no Centro de Cultura Social, sito na Rua General Jardim, 253, sala 22, em São Paulo, Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário