terça-feira, 10 de julho de 2012

Índios Atacam Polícia


      Na passada semana, na terça-feira, um grupo de 60 índios do grupo Munduruku incendiaram um quartel da Polícia Militar do município de Jacareacanga, Estado do Pará (Brasil).
      O prédio da delegacia policial foi destruído e incendiado, ficando em ruínas. Os índios tomaram as armas do quartel: duas metralhadoras e um revolver.
      Os índios chegaram pintados com pinturas de guerra, bloquearam a estrada de acesso à zona urbana e dirigiram-se ao posto policial onde estavam quatro polícias que não ofereceram qualquer resistência e puseram-se de imediato em fuga.
      A revolta teve início após a decisão de um juiz que concedeu liberdade a dois dos quatro suspeitos pela morte do índio Leo Akay Munduruku.
      Leo Akay foi encontrado morto com várias marcas de facadas no corpo. De acordo com a polícia, o índio teria sido morto por assaltantes durante um roubo. Dois homens foram apontados como suspeitos do crime.
      Testemunhas referem que o índio Aldo Cardoso Munduruku, líder do grupo, tinha a intenção de fazer refém o sargento Cajado da Polícia Militar, tendo gritado que os índios iam pegar o sargento Cajado, tirar a roupa dele e amarrá-lo, porque se o “branco” tinha matado o índio escondido, os índios iam matar o sargento para todo mundo ver.
      Os Munduruku, temidos pelo espírito guerreiro, têm forte presença na vida social e económica de Jacareacanga, cidade com 37 mil habitantes. Dos nove vereadores da cidade, quatro são índios. O vice-prefeito também pertence à etnia. Cerca de seis mil índios vivem na região.
      Durante o ataque um polícia ficou levemente ferido por uma flecha que o atingiu no braço direito.

Sem comentários:

Enviar um comentário