quinta-feira, 5 de julho de 2012

Faça-se Newton!

      Num dia como o de hoje, 05 de julho, mas do ano de 1686 (há 326 anos), Isaac Newton publica a obra revolucionária: "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica" (Princípios Matemáticos da filosofia Natural).
      O poeta Alexander Pope fez gravar no túmulo de Newton a seguinte inscrição: «A Natureza e as Leis da Natureza estavam escondidas na noite. Então Deus disse: "Faça-se Newton!" E tudo ficou iluminado.»
      Esta inscrição mortuária sintetiza a importância das descobertas do cientista, condensadas na obra que, em três volumes, estabelece a teoria da gravitação universal, as leis da dinâmica, o desenvolvimento da ótica e da teoria corpuscular.
      Tudo numa só obra, Newton lança as bases da física moderna, por isso o trabalho deste cientista inglês é ainda hoje reconhecido por todos os seus pares, ao longo dos tempos, só comparável ao acontecimento que, 200 anos depois, Albert Einstein protagonizaria.
      Embora houvesse grande resistência inicial às teorias de Newton, lentamente a comunidade científica do século XVII teve que se render às mesmas. Em 1714, o matemático e físico francês Alexis Clairaut, referia a obra de Newton como uma "enorme revolução", assim se lhe referindo ainda: "O método seguido pelo seu ilustre autor, Sir Newton, lançou a luz da matemática numa ciência que até então permanecia na escuridão das conjunturas e das hipóteses".
      Na imagem abaixo vês a capa da obra original.

Sem comentários:

Enviar um comentário