quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Alice tem 147 anos

      Foi num dia como o de hoje mas do passado ano de 1865 (há 147 anos) que a obra de Lewis Carrol “Alice no País das Maravilhas” era publicada no Reino Unido.
      O clássico da literatura inglesa conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho e vai parar a um lugar fantástico povoado por peculiares criaturas antropomórficas.
      Esta obra é apontada como sendo precursora de uma certa literatura surrealista, contendo uma subtil mensagem para adultos, para além do conto aparentemente infantil.
      A obra tem sido interpretada de muitas distintas formas, uma delas considera-a como uma representação da adolescência, com a entrada súbita e inesperada (na toca do coelho) acompanhada das diversas mudanças de tamanho e a confusão que isso causa em Alice, ao ponto dela dizer que já não sabe quem é, após tantas transformações.
      A obra também faz referências a questões de lógica e à matemática (matéria que o autor leccionava), por exemplo, no debate entre Alice, o Chapeleiro e a Lebre de Março, sobre relações inversas, argumenta o Chapeleiro que ver o que se come não é o mesmo que comer o que se vê.


Sem comentários:

Enviar um comentário