terça-feira, 31 de julho de 2012

A Começar na Bolívia?

       Numa decisão inédita, o Governo da Bolívia anunciou que a “Coca-Cola” (refrigerante norte-americano) será expulsa da Bolívia no próximo dia 21 de dezembro de 2012.
      De acordo com o ministro do exterior da Bolívia, David Choquehuanca, esta determinação estará em sintonia com o fim do calendário Maia e será parte dos festejos para celebrar o fim do capitalismo e o começo da “cultura da vida”.
      A festa acontecerá no dia do solstício de verão (no hemisfério sul) na Ilha do Sol, situada no lago Titicaca.
      «21 de dezembro de 2012 é o fim do egoísmo e da divisão. 21 de dezembro tem que ser o fim da Coca-Cola e o começo do mocochinche (refresco de durazno)», disse o ministro Choquehuanca num ato junto ao mandatário Evo Morales. «Os planetas se alinharão depois de 26.000 anos... é o fim do capitalismo e o começo do comunitarismo», completou o ministro.
      Recorde-se que no final do ano passado, de forma igualmente inédita, a cadeia de restaurantes de comida rápida norte-americana “McDonald’s” abandonou a Bolívia por desinteresse do público, isto é, por não ter clientes.
      Após 14 anos do seu estabelecimento no país sul-americano, e apesar de tentar todas as campanhas publicitárias imagináveis, a cadeia viu-se obrigada a fechar os oito restaurantes que mantinha abertos nas três principais cidades do país: La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra.
      Este é o primeiro país do Mundo no qual a empresa fecha as portas por ter a sua contabilidade em vermelho durante mais de uma década.
      O impacto para os criativos chefes de “marketing”, que não acabam de superar a sua frustração, foi a força daqueles que gravaram um documentário intitulado: “Porque faliu a McDonald`s” no qual tentam explicar as razões que levaram os bolivianos a continuar preferir as empanadas aos hambúrgueres.
      O documentário inclui reportagens com cozinheiros, sociólogos, nutricionistas, educadores, historiadores e outros, que apresentam uma coincidência geral: o repúdio não é aos hambúrgueres nem ao seu gosto, o repúdio está na mentalidade dos bolivianos. Na Bolívia ainda se conserva o conceito da cultura gastronómica tradicional, na qual o rito da comida começa desde a decisão do que se vai comer, ir ao mercado comprar os ingredientes, conviver enquanto preparam os alimentos, a forma como o apresentam e a maneira como o servem. A comida para ser boa requer, além do gosto, esmero, higiene, e consciência que se adquire com muito tempo de prática na preparação. Assim é como avalia um consumidor a qualidade daquilo que coloca no estômago.
      No vídeo abaixo podes ver um extrato do documentário, quando ainda se encontrava em preparação.

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