sábado, 23 de junho de 2012

Ocupar Rio+20


      Dois membros do movimento “Occupy” invadiram a coletiva de imprensa da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, denunciando que o documento final não representa as vozes que lutam contra a degradação do meio ambiente e a opressão.
      O membro do movimento “Occupy”, Alexandre Carvalho e a integrante do Ocupa Sampa, Maryana Sant’Ana, infiltraram-se na coletiva que estava ocorrendo na sala P3 – 7 e sentaram-se próximos dos oradores aguardando o inicio da coletiva marcada para as 2 horas pm, que contava com chefes de estado, embaixadores, e representantes das Nações Unidas.
      Quando um dos membros da mesa começou o seu discurso, apontando que a causa da degradação ambiental e a quebra da economia global não era devida aos bancos mas sim proveniente da falta de ação dos governos, os dois ativistas ocuparam a frente do painel, pegaram em duas flores que estavam decorando o local, e disseram: “Eles não nos representam! Queremos uma democracia real! Estamos aqui para anunciar um novo tempo; um tempo de imaginação, poesia e sem ecocídio! Não ao genocídio entre gerações!”, de seguida foram retirados pela força da sala, pela segurança da ONU.
      O documento final da “Rio+20” foi marcado por uma frustração generalizada, com muitas vozes denunciando a falta de ambição, urgência e comprometimento real com o meio ambiente.
      Enquanto líderes de estado tiveram um discurso vazio em relação ao documento e as negociações, membros da sociedade civil organizada e ONG ameaçaram retirar o seu apoio da declaração final.
      O controle das corporações dentro da ONU está minando as soluções reais provenientes de movimentos sociais de base”, diz Sant´Ana. “Vender o capitalismo verde como solução dos problemas ambientais do mundo é uma farsa – a solução consiste em solidariedade internacional, tecnologias de código aberto e uma nova consciência mundial.”

Sem comentários:

Enviar um comentário