sábado, 19 de maio de 2012

Manter a Memória Viva


      No passado dia 12 de maio, uma passeata reuniu centenas de pessoas na região central de Pisa (Itália), com o propósito simples de recordar Franco Serantini, um jovem anarquista que morreu há 40 anos atrás numa prisão de Pisa, depois de ser espancado pela polícia durante uma manifestação contra o fascismo.
      Serantini tinha apenas 20 anos e fazia parte do Grupo Anárquista Pinelli de Pisa.
      A marcha, com os manifestantes portando faixas e entoando palavras de ordem, percorreu as principais ruas do centro da cidade até chegar à Praça San Silvestro, apelidada há décadas de “Praça Serantini”, numa das margens do rio Arno, exatamente onde Serantini foi preso.
      Um dos manifestantes disse: “Hoje, mais do que nunca, temos que recuperar as praças e ruas das cidades para defender as ideias pelas quais Serantini lutava. Reiterar que espancamentos, torturas e assassinatos ainda são uma prática comum do Estado contra os opositores políticos, movimentos sociais e, especialmente, imigrantes, pobres, sem abrigo, toxicodependentes… nas ruas, nas prisões, nos campos de refugiados…”
      A história de Franco Serantini marcou profundamente toda a cidade de Pisa e a história de todo o país. Ao longo dos anos muitos eventos e iniciativas são levadas a cabo em diversas cidades de Itália para manter viva a memória de Franco e suas ideias.
      Podes ver um vídeo na seguinte ligação:


Sem comentários:

Enviar um comentário