sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ataque na Turquia


      Na noite do passado dia 14 de maio de 2012, forças policiais especiais fortemente armadas e mascaradas do Estado Turco realizaram uma invasão em várias casas e centros sociais anarquistas em Istambul.
      Sessenta pessoas foram presas, mas este número pode aumentar. Computadores, discos rígidos, publicações e documentos também foram apreendidos.
      A “razão” aparente para os ataques das autoridades turcas são as ações promovidas por “insurrecionalistas anarquistas” durante os protestos do último 1º de maio em Istambul, onde várias lojas de luxo, redes multinacionais e bancos foram alvejados. No entanto, as pessoas detidas não fazem parte dos círculos “anarquistas insurrecionais”. Um deles é anarco-comunista de um grupo chamado “Terra e Liberdade” (Toprak ve Ozgurluk), outro é da “Atividade Revolucionária Anarquista” (Devrimci Anarsist Faaliyet).
      Até agora não foi permitido que nenhum anarquista encarcerado se pronunciasse. Nem mesmo deixaram que eles falassem com os seus advogados. Ainda não se sabe os nomes de todos os detidos. Entre eles encontra-se uma mulher grávida de 8 meses, que nem sequer participou no protesto do 1º de maio.
      O Estado turco vem desenvolvendo nos últimos tempos uma tática de ataques em massa contra todos os tipos de correntes de esquerda. Centenas de membros do partido curdo (BDP) e esquerdistas já foram presos, sem julgamento e até mesmo sem uma denúncia criminal clara. Esta é a primeira operação maciça contra os anarquistas.


Sem comentários:

Enviar um comentário