terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ocupar e Resistir

      É já depois de amanhã, quinta-feira, dia 23 de fevereiro, a partir das 21 horas (horário de Brasília) que a Rádio Cordel Libertário, com ligação permanente na coluna aqui ao lado dos “Sítios a Visitar”, abre o programa “Ocupar e Resistir”.

      O programa pretende lançar o debate sobre algumas ocupações existentes, tema bastante atual, especialmente na sociedade brasileira, designadamente, pelas constantes desocupações que o Estado tem vindo a fazer, de forma até violenta, nos territórios que o povo trabalhador ocupou por necessidade óbvia, como o caso do Pinheirinho, o caso dos Tupinambás do Sul da Bahia, as mortes na Aldeia Bororo em Mato Grosso do Sul e tantas outras. Perante isto observamos a resistência da população que a única coisa que tem é a sua luta e a sua identidade.
      São estes os factos que se pretende debater e divulgar, realçando a luta e a resistência dos trabalhadores, com o objetivo de que as pessoas não fiquem reféns dos meios de desinformação mas também para que se possa avaliar de uma forma libertária, somando-nos de forma ativa nessas lutas.
      Participam no debate:
      Robson Véio, da UNIAPP (Universidade Autônoma Preta e Popular) que falará sobre a situação do Quilombo Rio dos Macacos de Simões Filho/BA prestes a sofrer reintegração de posse.
      Fernando Knup, membro do Projeto Ocupação Cultural que dará informações sobre como se encontram as Ocupações dos Sem Teto do centro de São Paulo/SP.
      Marcos, da ORL (Organização Resistência Libertária) que contará o que está acontecendo na Ocupação Comunidade dos Trilhos em Fortaleza/CE.
      Para além das ocupações debater-se-á ainda os seguintes temas: “O papel do Estado, das Empresas e dos Partidos Políticos dentro dos Movimentos de Luta pela Terra e Teto” e “Como Construir um Movimento Realmente Autónomo e cada vez mais Libertário?".
      Podes intervir no debate através de comentários e/ou perguntas colocadas diretamente no “chat” do blogue.


Sem comentários:

Enviar um comentário