segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Memória na Rússia e na Ucrânia

      No passado dia 19 de janeiro, em várias localidades russas e ucranianas, antifascistas e anarquistas organizaram ações para relembrar a morte de dois antifascistas: Stanislav Markelov e Anastassia Babourova, assassinados por um neo-nazi em Moscovo no dia 19 de janeiro de 2009.

      Primeiro, os anarquistas organizaram um pequeno encontro no qual recordaram o assassinato dos dois antifascistas, aproveitando ainda a ocasião para falarem da necessidade de solidariedade entre as diversas organizações anarquistas e da necessidade da luta contra o fascismo e o sistema capitalista.
      De seguida, organizaram marchas até e pelo centro da cidade, com cartazes dizendo: "o capitalismo assassina”, “o capitalismo prospera", "o capitalismo leva ao fascismo” enquanto entoavam e repetiam frases como: "Expluda o capitalismo, expluda o fascismo!", "Nossa pátria é toda a humanidade!", "Nosso principal inimigo é o Estado", distribuindo panfletos onde se lia:
      «A luta contra o fascismo começa por um combate contra o capitalismo!
      Há três anos, em 19 de janeiro, tiveram lugar em Moscovo dois assassinatos retumbantes. Dois antifascistas, militantes libertários: Stanislav Markelov, célebre advogado defensor dos direitos humanos, e Anastassia Babourova, jornalista, foram assassinados.
      Os dois foram assassinados em Moscovo em plena luz do dia, no centro da cidade, com tiros nas cabeças. Militantes de uma organização fascista foram reconhecidos e culpados por estes assassinatos.
      Com o desenvolvimento do capitalismo, a ameaça fascista se torna de novo real: cada ano, no espaço da ex-União Soviética e no Mundo, têm lugar assassinatos motivados pelo ódio racial, nacionalismo.
      Engendrando as desigualdades económicas e sociais, o capitalismo, a fim de se proteger, põe gente de diferentes nacionalidades uns contra os outros deslocando o descontentamento contra o poder e o capitalismo num terreno de ódio nacional. De certa forma, o sistema capitalista se protege contra a ira das populações que explora. As vítimas do terror nazi/fascista são igualmente vítimas no sistema capitalista: sindicalistas, militantes dos movimentos sociais e de partidos de oposição, antifascistas, ativistas sociais.
      O fascismo mata e o capitalismo prospera!»


Sem comentários:

Enviar um comentário