segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mahatma Gandhi

      Num dia assim como o de hoje, 30 de janeiro, mas do ano de 1948 (há 64 anos), morria Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), mais conhecido no Mundo por Gandhi ou Mahatma Gandhi, significando “Mahatma” “Grande Alma”, em sânscrito (língua clássica da Índia; uma espécie de Latim asiático).
      Gandhi foi um grande revolucionário e foi responsável pela independência da Índia em relação ao Reino Unido e revolução que iniciou e concluiu, apesar de ter sido completamente avassaladora, foi pacífica, isto é, não violenta.
      Vegetariano, praticava com frequência o jejum, todas as semanas tinha o seu dia sem fala em que permanecia mudo e dizia coisas assim: «Nós devemos ser a revolução que queremos ver no Mundo».
      Baseou a sua ação revolucionária no princípio do protesto e da desobediência civil não violenta, porque, como dizia: «Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho».
      Albert Einstein diria sobre Gandhi: «As gerações futuras terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra.»

Sem comentários:

Enviar um comentário