quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Folk The Banks

      «Folk the Banks» é o título da primeira coletânea de música a sair diretamente do movimento anti-capitalista «Ocupar Londres», que há 100 dias assentou acampamento na capital britânica.
      O espírito irreverente dos anos 1970 é reproduzido no grafismo do artista plástico Jamie Reid, famoso por ter desenhado a capa do disco «God Save the Queen», o segundo single da banda “Sex Pistols”, grupo icónico do movimento punk.
      Na lista de participantes estão os músicos Ani DiFranco, Tom Morello, Tao Seeger, Billy Bragg e Sam Duckworth, também conhecido pelo nome artístico «Get Cape. Wear Cape. Fly.» Todos estes artistas já visitaram e atuaram no acampamento que o movimento mantém junto à Catedral de São Paulo, em Londres, desde 15 de outubro de 2011. Agora aceitaram colaborar com a “Occupation Records”, a nova editora criada por um grupo de pessoas do movimento que se auto-intitula “Coletivo 45 Revoluções Por Minuto”.
      Adam Jung, um dos membros, sustenta que «muita da indústria musical tem raízes nos movimentos de justiça social», invocando os exemplos da Motown Records e a ligação de Billy Bragg à greve dos mineiros britânicos de 1984-85. Garantiu ainda que, mesmo que sejam forçados a desmontar o acampamento junto à Catedral onde continuam dezenas de tendas, «o movimento continuará a crescer».
      Está previsto que o disco saia em versão digital em meados de fevereiro e, mais tarde, em formato CD e vinil. As receitas reverterão para o movimento «Ocupar» no Reino Unido e no resto do Mundo.
      As próximas semanas serão cruciais para este projeto, que pretende angariar 20 mil libras (cerca de 24 mil euros) entre apoiantes do «Ocupar Londres» e através do sítio «Sponsume».
      O movimento, responsável pelas ocupações de uma segunda praça pública e de um edifício em Londres, tem organizado, ao longo dos últimos três meses, palestras, concertos e outros eventos culturais. Tem também promovido a publicação do «Occupied Times of London», um jornal gratuito que publicou na passada sexta-feira a nona edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário