quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A República do 5 de Outubro

      Comemora-se hoje em Portugal 101 anos da implantação da República, momento que pôs fim a 767 anos de monarquia.
      Nestes últimos 100 anos que terá mudado de facto em Portugal, relativamente às ambições dos revolucionários republicanos?
      Nada. Regredimos.
      A monarquia não acabou; hoje continuamos a ter classes privilegiadas, nobres, com poder a todos os níveis e um povo que suporta o seu peso.
      Que aconteceu ao anticlericalismo e às proibições e extinções de ordens religiosas dos primeiros tempos da República?
      Nada. Regredimos de novo, não só o clero está aí em força e em todas as manifestações populares, como até aumentamos o número de religiões ou seitas com as crenças mais diversas.
      Na monarquia muito se criticava o rotativismo entre os dois partidos: o Partido Regenerador e o Partido Progressista; hoje igualmente se revezam no poder o PS e o PSD.
      Criticava-se na monarquia o depauperamento da economia, hoje já nem criticamos, porque já não sabemos criticar, o contínuo depauperamento social e económico.
      Substituímos as elites formais monárquicas pelas republicanas mas nada trouxe uma melhoria de facto ao nível das populações, melhorando o seu intelecto e o seu dia-a-dia.
      Estamos à beira do precipício com um quadro social negro com um desemprego interminável e com um Estado cada vez menos social.
      É um momento explosivo que tem de deflagrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário