sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O Cão Anarquista

      Nos protestos gregos há um manifestante que detesta a polícia e chama-se “Loukánikos”, palavra que, em português, significa “salsicha”.
      O Salsicha é um cão, certamente anarquista, sempre na frente da batalha contra a polícia. É de todos conhecido pelo seu alinhamento junto dos manifestantes e pela sua presença constante em todas as manifestações, ao ponto de se ter tornado já uma celebridade, com direito ao cognome de “Cão Anarquista” e até a um blogue
      Loukánikos é um cão sem dono que vive nas ruas da capital grega. Na Grécia, ao contrário do que acontece noutros países, não se abatem os cães de rua, nem sequer são recolhidos para um canil. Os cães de rua são tratados, recebem vacinas e voltam a soltá-los, após a inserção de um “microchips” identificativo e a colocação de coleiras com um número de identificação e um número de telefone para onde se deverá ligar caso causem problemas.
      Anna Makri, dos serviços municipais de Atenas diz: «Na maioria dos países europeus, resolvem o problema (dos cães de rua) com eutanásia. Mas a cultura grega é contra isso. A nossa lei procura antes ir no sentido da reabilitação dos cães. As pessoas aqui tomam conta deles e amam-nos. São como que os cães de toda a gente.»

Sem comentários:

Enviar um comentário