terça-feira, 5 de julho de 2011

Aldeia Internacional Autogestionada

      Começaram ontem os preparativos para a “Aldeia Internacional Autogestionada”, que está a ganhar forma em França, perto de Nantes, a propósito da luta contra as cimeiras do G8 e do G20 deste ano que aí ocorrerão.

      Com “inauguração oficial” no próximo dia 11 de julho e fim indefinido, este pretende ser um espaço concreto de recusa do capitalismo.
      “Desde há algum tempo emerge a vontade de sair dos esquemas das lutas clássicas. Precisamos de utilizar momentos e lugares diferentes daqueles decididos pelos governos nas cimeiras internacionais”, explica o colectivo informal “NoG2011”, que se juntou nas reuniões de preparação das contra-cimeiras do G8 e G20. Acrescentando que “Desejamos acima de tudo sair da simples crítica e concentrarmo-nos na convergência internacional, na troca e partilha de práticas, para solidificar as nossas redes.”
      Desde o início de 2010 que acontecem encontros de reflexão sobre novas formas de mobilização internacional, com um claro pessimismo sobre a capacidade atual de impedir a realização de uma grande cimeira.
      “A nossa luta contra o capitalismo tomou muitas vezes a forma de encontros e acampamentos internacionais contra o G8 e o G20, ou acampamentos temáticos como os “No Border” ou “Climate Action”. A reflexão sobre estas contra-cimeiras mostra que a pressão do tempo e a repressão nos limitavam na realização dos nossos objetivos. Acima de tudo, não nos soubemos renovar e voltar a surpreender o inimigo, as contra-cimeiras institucionalizaram-se e fazem já parte integrante do espectáculo.” A cimeira da OTAN-NATO em Novembro passado em Lisboa, foi disso mais um bom exemplo.
      Na “Aldeia Autogestionada”, haverá múltiplas possibilidades para ateliers e debates, para construir laços e reforçar futuras mobilizações. Para além disso, ela acontecerá no contexto de uma importante luta local. Em Nantes, existe o plano de destruir 2000 ha de terrenos agrícolas para construir um segundo aeroporto.
      Desde há dois anos, na ZAD (Zona a Defender), inúmeros ativistas têm-se juntado à luta dos camponeses locais, ocupando os terrenos e vivendo de forma simples em acampamentos ou casas nas árvores.
      A aldeia permitirá conhecer e dar visibilidade a esta luta, partilhar experiências e ideias, preparar as mobilizações contra a cimeira do G20 (em Novembro, em Paris), mas também festejar em conjunto – através de bares, concertos e outros momentos artísticos.
      As táticas mudam, a resistência continua.
      A mudança de táticas começou já na cimeira do G8, nos passados dias 26 e 27 de maio. Enquanto os líderes dos países mais ricos do mundo se reuniam em Deauville, os mais de 20 mil polícias que os protegiam não tiveram de fazer mais do que assistir a uma manifestação e um “fórum das alternativas”, organizados por um coletivo de partidos, associações e sindicatos franceses.
      Por outro lado, sob o lema, “o G8 está em todo o lado, nós também!”, diversos grupos responderam ao apelo do “NoG2011” e, nesses dois dias, levaram a cabo ações em mais de 30 cidades, em 6 países diferentes. Em Paris, dezenas de pessoas ocuparam durante duas horas a agência de notação (“rating”) “Standard & Poor’s”.
      “Apontamos o dedo àquilo a que nos opomos todos os dias: um sistema económico em favor dos bancos e das multinacionais, à custa das pessoas. Globalizando guerras e austeridade, causando destruição ambiental e criando individualismo e a destruição dos laços sociais”, explicaram os ativistas. Prova da atual diversidade de lutas contra o capitalismo foram também as acampadas por uma “democracia verdadeira já”, que, durante esses dias, estavam a acontecer por toda a Europa.
      “Após décadas de análises políticas e debates intermináveis, sabemos como são violentos os efeitos do capitalismo, para os povos e para o ambiente”, lia-se no blogue “NoG2011”.
      Porque “se o capitalismo é único e mundial, as lutas são múltiplas e locais.”
      O convite está feito: “De 9 de julho até ao fim do mundo (autoritário, pelo menos!)”.
      Mais info nas ligações abaixo (também com ligações permanentes na coluna dos Sítios a Visitar):
      - http://nog2011.noblogs.org/
      - http://www.mobilisationsg8g20.org/
      - http://www.gzero.info/


Sem comentários:

Enviar um comentário