O Pólo Norte está a ser reivindicado por vários países e agora anuncia a Dinamarca que também o reivindica como seu, designadamente, reivindica a plataforma continental em cinco zonas em redor das ilhas Faroe e da Gronelândia, incluindo o Pólo Norte.
Esta posição da Dinamarca será formalizada no próximo mês de junho com a apresentação do seu plano, intitulado "Estratégia para o Ártico 2011-2020" provocará tensão nas relações com a Rússia, Estados Unidos, Canadá e Noruega, outros países da região que igualmente pretendem a possessão deste local inóspito sempre ignorado ao longo dos séculos.
Porquê agora tanto interesse por esta zona?
Segundo o Instituto de Geofísica Norte-americano, o círculo polar pode conter um quinto das reservas de hidrocarbonetos (petróleo e gás natural) que ainda estão por explorar em todo o Mundo.
Prevê-se que seja a Organização das Nações Unidas (ONU) a estudar as pretensões dos países e faça a gestão dos interesses, exclusivamente financeiros, como é habitual.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
onde lê-se ONU, leia-se Capitalismo Selvagem, Especulativo, Espetacular e Autoritário.
ResponderEliminarUm geógrafo amigo meu falou "só poruqe agora eles tem tecnologia pra explorar, pq antes era um foda-se"
logo vão ter tecnologia para sitiar nossas mentes e... opa!