sábado, 21 de maio de 2011

Trabalhadores do Inferno

      Foi divulgado um estudo, levado a cabo pelo maior centro estatístico da Rússia, no qual se concluiu que as fábricas da “Apple” e os parque da “Disney” têm condições infernais para os trabalhadores, sendo já muitos os casos de suicídio nestas empresas, devido às condições de trabalho.

      Os funcionários das fábricas chinesas “Foxconn”, que fabricam os tão cobiçados produtos da “Apple” como “iPads” e “iPhones”, têm salários muito reduzidos e condições muito duras de trabalho. Foram já 40 os operários que se suicidaram. Vivem com redes de arame a tapar as janelas onde dormem, são obrigados a assinar documentos de compromisso de não se suicidarem e se o fizerem a família recebe uma indemnização mínima. Os operários chineses têm apenas uma folga de 15 em 15 dias, não podem falar durante as horas de trabalho e não podem ver os seus parentes, sendo penalizados com mais 100 horas de trabalho por mês caso violem estas normas. Nos dormitórios vivem 24 operários por quarto.
      Os parques da “Disney” também batem os recordes de suicídios entre funcionários. O sonho de qualquer criança parece ser o inferno de qualquer trabalhador. Segundo o ranking deste estudo, trabalhar no Afeganistão consegue ser menos duro do que nos parques que se dizem o «local mais feliz do planeta». Os funcionários chamam ao parque “Mauschwitz”, uma junção da palavra “mouse”, de rato “Mickey”, e “Auschwitz”, o campo nazi. Só no ano passado (2010) suicidaram-se quatro empregados da “Eurodisney”, em Paris e desde 2008 já foram 44 os funcionários a pôr termo à vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário