quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Fim do Espaço Impróprio

      Após 8 anos de existência, chega ao fim do Espaço Impróprio; espaço (anti)cultural, autogestionário e anti-hierárquico que começou em junho de 2003 e está localizado no centro de São Paulo (Brasil).

      Durante estes anos, este espaço proporcionou diversos eventos com espetáculos, palestras, debates, oficinas, vídeos, uma biblioteca, estúdio, cozinha vegan e um bar.
      Nos próximos dias 22, 23 e 24 de abril de 2011, decorrerão as atividades de encerramento do Espaço Impróprio, com uma grande festa. Neste último evento juntam-se debates, palestras, espetáculos, oficinas, exposições e performances de grupos independentes, que serão apresentados no próprio espaço, mas desta vez ocupando todos os 3 pisos da casa.
      Serão 3 dias de atividades, das 10 horas da manhã até à meia-noite (hora local), totalizando 42 horas de programação. Durante todo evento serão servidas refeições veganas (sem nenhum produto de origem animal).
      «Foram oito anos de existência. Oito anos tentando, trocando de pessoas, reformando e construindo. Foram anos de muito trabalho, anos de muitas alegrias, tristezas, angústias, tensões, conversas e longas reuniões. Muitas vezes estávamos aqui com o coração batendo a mil por hora, correndo de um lado para o outro, arrumando o som, fazendo comida, trocando ideia, conhecendo as pessoas, nos apaixonando. Muitas coisas boas apareceram por aqui, conhecemos pessoas do mundo todo, gente que com certeza nunca conheceríamos. Aprendemos, ensinamos e trocamos experiências. E sabemos que todos que um dia passaram por aqui sentiram algo desse tipo, ou pelo menos parecido com todos esses sentimentos intensos.
      Mas durante todos esses anos algo muito maior nos aprisionou. Uma cultura que nos engole. O capitalismo que nos cerca por todos os lados. Um estilo de vida que não se sustenta. Falta de estrutura, dívidas, discussões, falta de tempo, desânimo e o que pra gente é a nossa maior contradição: a dura necessidade de fazer o que você não quer para continuar de pé. Anos e anos tentando sobreviver e a impressão que restou é de um futuro condenado a ser a repetição do passado. Há muito tempo estamos sendo sustentados pelo nosso próprio eixo, pelo puro fluxo e rotação dos acontecimentos. Não há um ponto central porque não há questão de vontade, mas apenas obediência de fluxo.»
      O Espaço Impróprio está na Rua Dona Antónia de Queiroz, nº. 40, em Consolação; São Paulo/SP e no sítio da Internet: http://espacoimproprio.wordpress.com, também com ligação permanente aqui ao lado na coluna dos “Sítios a Visitar”.

1 comentário:

  1. Duas grandes perdas em 2011, o fim do espaço AY CARMELA e do ESPAÇO IMPRÓPRIO.

    Espero que dessas magnifícas demonstrações de coletividade e solidariedade surjam outras baseadas nesses espaços exemplares...

    morre um, nasce mil.

    Abxxx
    taz
    www.coletivokrisis.blogspot.com

    ResponderEliminar