segunda-feira, 11 de abril de 2011

      Foi aos gritos de "Nenhum racista na rua; nenhum fascista na rua." e "São racistas, são fascistas, são sexistas; fora de nossa cidade!", entre outros, que cerca de duas mil pessoas se reunirão este sábado passado (dia 9), na cidade francesa de Lyon, em protesto contra a extrema-direita, o fascismo e o recrudescimento da ideologia e violência nazi. 
      Partindo da Praça Bellecour, por volta das 14h30, e percorrendo várias ruas do centro de Lyon, os manifestantes marcharam sob um sol forte com um carro de som, faixas, bandeiras, cartazes e gritando palavras de ordem. Um forte contingente policial acompanhou a marcha. Não houve prisões nem incidentes.
      Lyon é uma das cidades francesas onde a ascensão de grupos neonazis é mais visível. Nos últimos dois anos tem havido um aumento nas agressões e atos nazis na cidade. 
      Os neonazis da organização “Blood & Honour” abriram no município um local, através do grupo “Bunker Korps Lyon” e a associação “Lyon Dissidente”, onde organizam eventos e espetáculos regularmente com total impunidade. 
      Nos últimos dois anos os neonazi perpetraram dezenas de agressões na cidade, algumas com gravidade. A última violência ocorreu na quarta-feira passada (6 de abril), neste caso, três nazis atacaram com bastões de madeira, pistolas de balas de borracha e gás lacrimogéneo vários ativistas que estavam distribuindo panfletos em um instituto escolar para a manifestação deste sábado. 
      A presença fascista na cidade conta, de alguma forma, com a cumplicidade das autoridades e dos meios de comunicação da cidade, que se esforçam em retratar o problema simplesmente como uma questão de gangues. Para além disso, os grupos neonazi aproveitam-se da atual crise e aumento das ideias e partidos de extrema-direita para agir. 
      Uma pesquisa recente de opinião surpreendeu a França ao indicar que a líder da extrema-direita Marine Le Pen, filha do anterior líder da Frente Nacionalista, Jean-Marie Le Pen, apareceu na frente de todos os demais candidatos para as eleições previstas para o ano que vem. Marine, de 42 anos, lidera a Frente Nacional desde janeiro e aparece como sucessora de seu pai. 
      Mais info em: http://www.voraces.net/ 
      Vê o vídeo da manifestação.



Sem comentários:

Enviar um comentário