segunda-feira, 14 de março de 2011

Cápsulas de iodo

      Depois do maremoto, o Japão enfrenta um problema que parece óbvio à maioria das pessoas: a segurança das centrais nucleares.
       A central nuclear de Fukushima tem vindo a registar diversos problemas ao nível da refrigeração dos seus reatores, provocados pelo maremoto da passada sexta-feira 11. Desde então sucedem-se explosões, como a que ocorreu esta manhã, com fugas radioativas.
       O Organismo Internacional de Energia Atómica (OIEA) ordenou ao Japão a distribuição de cápsulas de iodo à população e pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) o envio de uma comissão de peritos para avaliar o estado dos reatores da central nuclear.
       O governo nipónico distribuiu 200 mil doses de iodo nos centros de evacuação, para que possam ser aplicadas às mais de 185 mil pessoas que já foram evacuadas de Fukushima, cidade onde está localizada a central nuclear.
       As cápsulas de iodo serão administradas em caso de emergência, de modo a saturar a tiróide das pessoas expostas a radiação, impedindo, assim, que absorvam o iodo radioativo libertado pela central nuclear.
       O cancro da tiróide foi a principal patologia (não a única) verificada nas pessoas afetadas pela radioatividade libertada na sequência do acidente de Chernobil, na Ucrânia, em 1986.

Sem comentários:

Enviar um comentário