segunda-feira, 28 de março de 2011

As Ruas de Londres

      Este fim de semana, no sábado, 26 de março, as ruas de Londres foram tomadas por cerca de meio milhão de pessoas em protesto contra diversos cortes no orçamento britânico até 2015, cortes que vêm na sequência dos cortes realizados nos demais países europeus e que se devem à tão badalada crise financeira.
      Os governos europeus esforçam-se por manter a saúde da moeda única e, bem assim, do sistema financeiro e dos mercados, independentemente dos prejuízos e danos colaterais que possam provocar na vida concreta das pessoas.
      Também no Reino Unido as pessoas estão descontentes com esta preocupação com os mercados financeiros e esta manifestação foi considerada a maior manifestação realizada na capital desde 2003, quando os atos contra a guerra do Iraque chegaram a reunir 1 milhão de manifestantes.
      Os manifestantes procederam de distintos locais de todo o país, por isso as forças policiais colocaram nas ruas de Londres cerca de 5 mil policias, sendo detidas durante os protestos, cerca de 200 pessoas, tendo-se verificado 66 feridos, de entre os quais 31 eram agentes da polícia, dos quais 11 tiveram de ser hospitalizados.
      A ação direta nas ruas do centro da cidade também foi de uma fúria sem precedentes. Os ativistas Anarquistas invadiram e atacaram agências de bancos e lojas de luxo, entre outros símbolos de riqueza e privilégio, lançando ainda bombas de tintas e outros objetos contra os agentes de segurança.
      Vê fotos nas seguintes ligações à Indymedia:
http://london.indymedia.org/articles/8458
http://london.indymedia.org/articles/8506
http://london.indymedia.org/articles/8482
http://london.indymedia.org/articles/8477
http://london.indymedia.org/articles/8267
http://london.indymedia.org/articles/8485
http://london.indymedia.org/articles/8488
      Vê também alguns vídeos breves:
Black Block nas ruas:
http://london.indymedia.org/videos/8425
Símbolos da decadência:
http://london.indymedia.org/videos/8509
Bancos na mira:
http://london.indymedia.org/videos/8508
Veículo da polícia atacado:
http://london.indymedia.org/videos/8523
Lojas corporativas alvejadas:
http://london.indymedia.org/videos/8507



Sem comentários:

Enviar um comentário