quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Fruto da Resistência

      Após 15 dias de resistência, permanência, persistência, vontade inabalável e, essencialmente, de uma determinação acimentada na união do povo, desarmado, e sem qualquer outra intervenção de organizações, partidos, religiões, países, etc., eis que a vontade popular, desta forma tão simples expressa mas com grande firmeza, parece estar quase a conseguir aquilo a que se propôs, o objetivo inegociável: o fim de 30 anos de poder do governo do ditador.

      Hoje, o responsável do governo egípcio, fez declarações nas quais afirma que “não se trata de um golpe no sentido tradicional” mas que não deixa de o ser, isto é, um golpe de estado.
      Parece que o exército e o governo terão chegado à conclusão de que uma transição política seria impossível com Mubarak no poder e que Mubarak poderá passar o poder para o vice-presidente Omar Suleiman.
      Por sua vez, o ministro da informação egípcio, Anas el-Fekky, negou que Mubarak vá renunciar ao cargo, afirmando que "O presidente ainda está no poder e não vai abandonar o cargo, tudo o que ouviram nos media são rumores".
      O presidente egípcio, Hosni Mubarak, vai falar à nação ainda esta noite, anunciou a televisão estatal do Egito. E o secretário-geral do partido no poder, Hossam Badrawi, diz que Mubarak vai responder às exigências do povo. O diretor da CIA (EUA) afirmou que há uma forte possibilidade de Mubarak renunciar ainda esta noite.
      Por tudo isto crê-se que Mubarak pode estar prestes a responder finalmente ao pedido que desde 25 de janeiro tem ecoado na Praça Tahrir do Cairo: "Saia, saia Mubarak!"
      A televisão Al Arabiya está a avançar, contudo, que Mubarak já saiu do Cairo e estará na estância turística egípcia Sharm el Sheikh. O jornal The Guardian avança que o discurso poderá ter sido gravado e vai ser transmitido hoje.
      O secretário-geral do partido no poder, Hossam Badrawi, antevê o cenário: "Eu espero que o presidente responda às reivindicações do povo porque, no fim das contas, o que importa para ele é a estabilidade do país".
      Indagado sobre uma eventual aparição do presidente Mubarak na sexta-feira para anunciar uma decisão, o secretário-geral do partido indicou: "pode acontecer antes disso", acrescentando que espera que o Presidente egípcio transfira o poder para o seu vice-presidente, Omar Suleiman.
      Um responsável do Exército disse também que se “esperam ordens que vão agradar ao povo”.


Sem comentários:

Enviar um comentário