segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Anonymous / WikiLeaks

      Acabam de ser detidos cinco alegados membros do grupo de ciberativistas “Anonymous”, conhecidos por lançarem ataques informáticos contra sítios na Internet de entidades que não apoiam e/ou boicotam o “WikiLeaks”.

      As detenções foram efectuadas pelas forças policiais britânicas, em conjunção com forças dos EUA.
      De acordo com um comunicado emitido pela Polícia de Londres «as detenções estão relacionadas com os recentes ataques de “distributed denial of service” (DDoS, um tipo de ataque informático que consiste no envio massivo de pedidos de acesso a um “site”, que acaba por colocar a página “offline”), ataques estes lançados e até anunciados por um grupo auto denominado Anonymous».
      Nos EUA, o FBI revelou ter feito mais de 40 buscas a alegados membros do grupo de ciberativistas, no âmbito da mesma investigação.
      As forças policiais norte-americanas acusam ainda os suspeitos de terem disponibilizado gratuitamente na Internet o “software” utilizado nos ataques organizados pelo grupo.
      O grupo de ciberativistas “Anonymous”, assume-se defensor da liberdade de expressão na Internet, tendo dado o salto para a ribalta no mês passado quando lançou ataques de “DDoS” contra os sites de empresas como a Amazon, Visa e Mastercard, entre outras entidades, acusadas de não darem apoio ao “WikiLeaks”.
      Os detidos no Reino Unido tinham idades entre os 15 e os 26 anos e foram entretanto libertados depois de paga uma fiança.
      O grupo também já reagiu às detenções, considerando a investigação em curso como «um erro triste» e promete retaliações contra o Governo britânico.


Sem comentários:

Enviar um comentário