segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Manifs: + 1 na Grécia

      Mais uma grande manifestação no centro de Atenas, na noite do passado dia 25 de novembro, com a participação de aproximadamente 3.000 pessoas.

      O protesto foi organizado por vários coletivos anarquistas, o EEK (trotskistas) e a "Ação Pela Liberdade".
      A manifestação esteve muito bem organizada e teve as laterais bem protegidas para sua autodefesa. Percorreu o centro de Atenas gritando palavras de ordem contra o terrorismo de Estado, a polícia e em solidariedade com todos os prisioneiros.
      Ao passar pela Praça Syntagma, onde está o Parlamento grego, dezenas de pelotões anti-distúrbios estavam colocados em fila dupla e tripla, numa clara demonstração de prepotência ao mais puro estilo de Holywood.
      Durante o ato houve pequenas tensões entre as partes laterais da manifestação e os anti-distúrbios, quando estes últimos em mais de um momento tentaram "furar" o corpo da manifestação para a controlar.
      Há que mencionar que ao longo do protesto, os manifestantes foram cercados pela polícia anti-distúrbios MAT.
      No final da manifestação houve pequenos conflitos tanto em Propylaea (Propylaea da velha Universidade) e mais tarde no bairro de Exarchia.
      Antes do início do protesto, a polícia fez várias detenções preventivas.
      A próxima manifestação anarquista no centro de Atenas será no dia 11 de dezembro, mas no dia 6 de dezembro acontece a marcha anual do aniversário da morte de Alexis Grigouropoulos, estando também já marcada para o dia 15 de dezembro mais uma greve geral.


Sem comentários:

Enviar um comentário