terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Em Memória de Alexis

      Milhares de pessoas tomaram ontem as ruas do centro de Atenas, logo pela manhã, dando início às manifestações em memória de Alexis Grigoropoulos, morto pelas forças de segurança há dois anos.
       Durante o protesto os manifestantes atiraram pedras contra os vidros dos bancos, das lojas e das sedes de partidos políticos; um hotel de luxo foi atacado com um coquetel molotov e outros objetos; um edifício estatal também foi alvejado com pedras e laranjas. A maioria dos estabelecimentos comerciais estão protegidos com placas de metal. 
      Os manifestantes também atiraram tinta vermelha contra a polícia e em frente do parlamento grego a polícia de choque usou gás lacrimogéneo e cassetetes para dispersar os manifestantes do local.
       Os manifestantes protestaram também contra as medidas de austeridade impostas pelo FMI e a União Europeia.
       Grupos de alunos acompanhados pelos seus professores fecharam o acesso aos diversos bairros da capital, em protesto contra a violência policial. No local onde Grigoropoulos foi morto, houve uma reunião para prestar homenagem que decorreu em silêncio, deixando muitos dos presentes flores e velas ao lado da placa de mármore com a inscrição: "Em memória ao jovem Alexis, ele tinha apenas 15 anos".
       As forças de segurança gregas estavam em alerta máximo, com milhares de agentes em prontidão e em diversos pontos do centro de Atenas. 
      Para além de Atenas, aconteceram diversos atos semelhantes por toda a Grécia.
      Nas vésperas, designadamente, no dia 4, a polícia grega fez, como habitualmente, uma grande operação tendente à desmotivação e refreio das manifestações. Em Atenas, Agrinio e Tessalónica, mais de 20 pessoas foram detidas, podendo o número ser ainda consideravelmente maior, dada a imprecisão das informações.
       Num apartamento e numa garagem em Atenas, segundo as agências internacionais, foram encontradas “armas automáticas e explosivos”. Em Tessalónica, a unidade antiterrorista da polícia invadiu um espaço libertário localizado dentro da Universidade Aristóteles de Tessalónica confiscando diversos materiais e os computadores.
       Mais de 150 manifestantes reuniram-se de seguida exigindo a libertação dos detidos.
       Esta ofensiva das autoridades gregas que aconteceu exatamente na véspera do segundo aniversário do assassinato de Alexander Grigoropoulos pela polícia, parece vir na sequência dos acontecimentos do ano passado quando atuaram exatamente da mesma forma e na mesma altura, designadamente invadindo o espaço anarquista "Resalto".
       Convém recordar que foi em dezembro de 2008 que o jovem libertário grego Alexandros (Alexis) Grigoropoulos (1993-2008) foi morto pela polícia, tendo-se gerado uma onda de protestos em toda a Grécia, durante mais de um mês. 
      Os tribunais gregos julgaram o polícia que matou Alexis condenando-o a prisão perpétua; a pena máxima na Grécia.
       A ação do polícia foi considerada como homicídio intencional, após um julgamento que durou 7 meses, na cidade de Amfisa a 300 quilómetros de Atenas, para aí transferido propositadamente, para fora de Atenas, a fim de evitar mais confrontos e distúrbios urbanos, sempre presentes após a morte do adolescente.
       A decisão de condenar o polícia Epaminondas Korkoneas, de 38 anos, foi votada por maioria, por quatro votos contra três, tendo sido destacado o caráter intencional do ato.
       Além da pena de prisão perpétua foi ainda condenado em mais 15 meses de prisão por “má utilização da arma”.
       O polícia disparou três vezes com a arma de serviço contra um grupo de jovens quando fazia uma patrulha no bairro de Exarchia, no centro de Atenas, na noite 6 de dezembro de 2008, tendo um dos tiros atingido Alexis. O tribunal constatou que o agente policial "foi ao local onde o jovem morreu com a intenção de matar".
       O tribunal, composto por três juízes e quatro jurados, também decidiu pela cumplicidade do segundo acusado, Vassilios Saraliotis, de 32 anos, que fazia a patrulha ao lado de Korkoneas, condenando este em 10 anos de prisão.
       Vê as fotos e vídeos dos acontecimentos nas ligações que seguem:
       Fotos:
   1- http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1233057 
   2- http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1233102 
   3- http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1233126 
   4- http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1233142 
   5- http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1233167 
   6- http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1232776 
       Vídeos:
   1- http://www.youtube.com/watch?v=61k-9GPoM9A&feature=player_profilepage 
   2- http://www.youtube.com/watch?v=bKu5lEu_qSE&feature=player_embedded 
   3- http://www.youtube.com/watch?v=CcplltKUVag&feature=player_embedded  

Sem comentários:

Enviar um comentário