sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Primeira Reunião da F. A. P.

      É já amanhã, sábado 27 de novembro, que se reunirá, pela primeira vez, a Federação Anarquista Portuguesa.

      O encontro ocorrerá em Coimbra e está marcado para as 13H00 na Praça da República, junto ao Jardim da Sereia, local onde se concentrarão todos os participantes para depois seguir para local a designar no momento, dependendo do número de participantes.
      Todos os anarquistas/libertários estão convidados a participar naquele que promete ser um momento definidor e, quem sabe, histórico, para o movimento ácrata em Portugal.
      Neste encontro pretende-se estabelecer um mecanismo de coordenação nacional, sem hierarquias ou corpos permanentes, para potenciar o trabalho dos coletivos e associações dispersos pelo país.
      Constata-se que o anarquismo enferma de alguma dispersão que o enfraquece e diminui consideravelmente a capacidade de intervenção na sociedade portuguesa. É nesse âmbito que anarquistas de todo o país, do Algarve ao Minho, se preparam para reunir e discutir as premissas em que funcionará a F.A.P. e como se coordenará com os movimentos locais e regionais.
      O princípio unanimemente acordado à partida é de que todas as decisões e ações da Federação serão tomadas da periferia para o centro e nunca ao contrário, com exceção dos pormenores de funcionamento, como marcação de encontros, troca de informação entre núcleos, supervisionamento de ações e iniciativas decididas pelos grupos locais. O resto está aberto a debate e encoraja-se a elaboração de documentação de apoio a eventuais intervenções na reunião que decorrerá em ambiente informal, condição essencial para a livre afluência de todos os interessados.
      A ilustração deste artigo, que abaixo consta, reproduz a imagem de um panfleto datado de 1933 da então existente “Federação Regional Portuguesa das Juventudes Anarco-sindicalistas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário