quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Estudantes Europeus na Rua

      Ontem, no Reino Unido, os estudantes voltaram à rua protestando contra os planos do governo britânico em triplicar as mensalidades universitárias.

      Durante as manifestações foi enforcada uma efígie do vice-primeiro-ministro Nick Clegg.
      As manifestações ocorreram por todo o país, sendo no entanto mais fortes em Londres, tal como há cerca de duas semanas quando invadiram a sede do Partido Conservador, agora pretendeu-se a invasão do Partido Liberal Democrata que integra a coligação governamental que, ao contrário do que anunciara durante a campanha eleitoral, votou agora favoravelmente a subida das propinas.
      Desta vez, a polícia fez um controlo apertado das manifestações, acompanhando-as por todas as ruas da cidade de Londres, ainda assim, houve transmissões em direto na televisão que mostravam a raiva dos manifestantes, destruindo à bastonada o pára-brisas de um camião da polícia.
      Por sua vez, em Itália, centenas de estudantes e professores universitários manifestaram-se ontem e hoje contra a reforma educativa imposta pelo governo daquele país.
      O protesto ocorreu em várias cidades do país e foi fortemente policiado, especialmente impedindo qualquer tentativa de aproximação à sede do governo liderado por Silvio Berlusconi.
      A polícia fez detenções de estudantes, enquanto dezenas de universidades, pontes e praças foram tomadas de assalto pelos manifestantes. O Senado italiano escapou à fúria da multidão porque as portas foram encerradas.



Sem comentários:

Enviar um comentário