quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Manif Ontem em Londres

      Aconteceu ontem, no centro de Londres, uma grande manifestação de 20 a 50 mil estudantes (20 mil segundo a polícia e 50 mil segundo as organizações estudantis) que cercou e tomou mesmo, durante cerca de cinco horas, a sede do Partido Conservador britânico, sendo assaltada e parcialmente destruída pelos manifestantes.

      A desilusão dos estudantes esteve na origem do protesto, cuja faísca que despoletou a manifestação foi a decisão governamental de aumentar as propinas até aos dez mil euros anuais, medida anunciada no âmbito das medidas de austeridade tomadas pelo governo britânico, prevendo-se ainda diversos outros cortes nas áreas de investigação e subsídios.
      O edifício de escritórios onde se situa a sede dos conservadores ficou bloqueado, começando os manifestantes por atirar pedras contra a fachada, assustados, os ocupantes do edifício, foram retirados sob a protecção da polícia, enquanto os manifestantes gritavam "canalha tory” (designação tradicional dos conservadores).
      Na manifestação destacaram-se os manifestantes anarquistas, devidamente identificáveis, cujas ações se revelaram mais radicais, designadamente, retirando vários materiais dos andares da sede, que incendiaram no exterior.
      O ministro do trabalho britânico, Ian Duncan Smith, interrogou-se, afirmando publicamente se a ação dos estudantes não será o princípio de um grande movimento de protesto como aconteceu em França.
      Por seu lado, o primeiro-ministro David Cameron, que se encontrava na cimeira do G20 quando a sede do seu partido foi atacada pelos estudantes, disse, a partir de Seul, que “Pensamos que esta ideia de que os estudantes que vão para as universidades precisam também de dar um contributo para a sua educação é correcta. Penso que o que se fazia no passado, as pessoas irem para a universidade, como eu, de graça, não estava certa.”
      A Scotland Yard contabilizou catorze feridos, sendo metade polícias.
      O vídeo abaixo dá uma imagem geral dos acontecimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário