quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ravachol

      Num dia como o de hoje (14 de outubro) do ano de 1859, nascia na localidade francesa de Saint-Chamond, um dos mais famosos anarquistas franceses: Ravachol.

      No seu tempo tornou-se o arquétipo do “anarquista lançador de bombas”, através das suas ações diretas violentas contra o Estado francês.
      Foi um anarquista ilegalista vingador, defensor da propaganda pela ação e da ação direta violenta. Pela perspectiva legalista, Ravachol foi um dos maiores terroristas do século XIX.
      Ravachol foi guilhotinado aos 32 anos, pelo Estado francês. Há um telegrama oficial enviado que relata o acontecimento. Dizia: «A Justiça foi feita esta manhã às 4:05 sem incidentes ou protestos de qualquer tipo. Ele acordou às 3:40. O condenado recusou a presença do capelão e declarou que não tinha nada para confessar. Inicialmente pálido e trémulo logo ele demonstrou um cinismo afetado e exacerbação aos pés do patíbulo momentos antes da execução. Em voz alta cantou rapidamente uma curta canção blasfema e revoltantemente obscena. Ele não pronunciou a palavra “anarquia” e, quando a sua cabeça foi colocada no buraco ele emitiu um último grito de "Longa Vida à Re…" Uma calma completa reinou na cidade. E assim aconteceu como reportado.»


Sem comentários:

Enviar um comentário