quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Alexis Grigoropoulos

      O polícia grego que em dezembro de 2008 matou o jovem libertário grego Alexandros (Alexis) Grigoropoulos (1993-2008) gerando uma onda de protestos em toda a Grécia, durante mais de um mês, acaba de ser julgado esta semana e sentenciado em prisão perpétua; a pena máxima na Grécia.
      A ação do polícia foi considerada como homicídio intencional, após um julgamento que durou 7 meses, na cidade de Amfisa a 300 quilómetros de Atenas, transferido para fora de Atenas a fim de evitar mais confrontos e distúrbios urbanos, sempre presentes após a morte do adolescente.
      A decisão de condenar o polícia Epaminondas Korkoneas, de 38 anos, foi votada por maioria, por quatro votos contra três, tendo sido destacado o caráter intencional do ato.
      Além da pena de prisão perpétua foi ainda condenado em mais 15 meses de prisão por “má utilização da arma”.
      O polícia disparou três vezes com a arma de serviço contra um grupo de jovens quando fazia uma patrulha no bairro de Exarchia, no centro de Atenas, na noite 6 de dezembro de 2008, tendo um dos tiros atingido Alexis. O tribunal constatou que o agente policial "foi ao local onde o jovem morreu com a intenção de matar".
      O advogado do polícia já anunciou que vai recorrer da sentença.
      O tribunal, composto por três juízes e quatro jurados, também decidiu pela cumplicidade do segundo acusado, Vassilios Saraliotis, de 32 anos, que fazia a patrulha ao lado de Korkoneas. Saraliotis foi condenado a 10 anos de prisão.
      Segundo a imprensa local, familiares de Alexis comemoraram a condenação.


Sem comentários:

Enviar um comentário