sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Crime dos Mineiros Enterrados

      Durante dois meses estiveram 33 mineiros chilenos enterrados a centenas de metros de profundidade, depois de uma derrocada na mina onde trabalhavam sem as mínimas medidas de segurança.

      A imprensa, o governo e os capitalistas chilenos rejubilam-se pelo sucesso e organização do resgate, ignorando completamente as condições miseráveis do trabalho, a negligência homicida e a pouca estima pela vida humana dos donos da mina.
      A televisão transformou a desgraça num “reality show” no qual englobou as famílias cuja privacidade devassou até ao mais ínfimo pormenor.
      Foi eleito um líder e definida uma dinâmica autoritária vertical na organização dos mineiros, dando-se a entender que a organização autoritária é espontânea em situações dramáticas.
      Como se tudo isto não bastasse, os mineiros saíram agradecidos para com as pessoas que os enterraram, lucraram com a sua situação e depois os resgataram, ignorando centenas de anos de lutas e dignidade dos trabalhadores e do povo chileno, curvando-se perante um governo e um Estado que durante a história nunca teve problemas em assassinar os trabalhadores quando estes se revoltavam por melhores condições de vida.
      Os media converteram, sem qualquer pejo, um delito patronal numa vitória política do capitalismo e o pior de tudo é que há milhões de pessoas em todo o mundo que acreditam nisso.

Sem comentários:

Enviar um comentário