sábado, 26 de junho de 2010

Viva a Dinamite!

      Num dia como o de hoje (26 de junho) mas do ano de 1886, em Paris (França), Charles Gallo é expulso do seu julgamento devido ao ataque que fizera em 5 de Março anterior, com ácido dentro da Bolsa de Valores, gritando: “Viva a Dinamite! Viva a anarquia! Viva a Revolução Social! Morte aos juízes burgueses! Bando de idiotas!"

      O ataque ocorreu assim; Charles Gallo lança da galeria superior da bolsa de valores de Paris uma garrafa com ácido. No entanto o vidro da garrafa não chega a partir e apenas sai da garrafa um odor nauseante que provoca o pânico entre os compradores, vendedores e acionistas. No meio da confusão Gallo sacou o seu revólver e disparou três tiros à sorte, não conseguindo acertar em ninguém.
      O julgamento foi adiado várias vezes devido à permanente atitude de Gallo de confrontar o poder judicial. Declarou sempre não se arrepender de nada a não ser de não ter conseguido acertar em ninguém.
      Foi condenado a 20 anos de prisão mas devido à sua atitude na prisão com agressões aos guardas, tendo mesmo cravado um copo de vidro quebrado na barriga de um guarda, a pena é transformada em pena de morte e mais tarde comutada para pena perpétua de trabalhos forçados.
      A imagem abaixo é a reconstituição que saiu nos jornais da época ilustrando o pânico na Bolsa de Valores de Paris aquando do atentado.


Sem comentários:

Enviar um comentário