segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pimenta Negra em Papel

      O blogue “Pimenta Negra” (com ligação na coluna dos Sítios a Visitar) acaba de lançar uma versão em papel.

      Este é um blogue inspirador que muito se frequenta e é com grande entusiasmo e alegria que aplaudimos esta nova iniciativa.
      A edição deste 1º número, que correspondente ao mês de Abril, já em circulação e segue a mesma filosofia e objectivos do blogue “Pimenta Negra”.
      A versão des(in)formatada em suporte de papel apresenta-se em tamanho A3 desdobrável em quatro páginas (mas também pode ser impresso em A4, redimensionando as margens), e com distribuição gratuita pelos cafés, livrarias e ruas da cidade do Porto (Portugal).
      O conteúdo desta edição contém textos sobre economia solidária, anarquismo, anti-clericalismo, arte e uma citação de Raoul Vaneigem. Traz ainda notícias do MayDay, da PAGAN (plataforma anti-guerra anti-Nato), um roteiro alternativo da cidade do Porto, e o programa do 2º ciclo das Derivas de Maio, um conjunto de colóquios a realizar na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes e Espectáculo) no próximo dia 22 de Maio com a participação do filósofo catalão Santiago López-Petit, conhecido pelo seu pensamento radical, próximo de Deleuze e Foucault.
      O nº. 1 do Pimenta Negra em versão de papel abre sintomaticamente com o seguinte “Anúncio Gratuito”:
      «Grande vagabundo do ciberespaço, pacifista, ecologista e libertário, o blogue Pimenta Negra tem andado pelo mundo em busca da sua identidade e a lutar por uma sociedade mais justa e solidária. Dezenas de meses em viagem entre o céu e a terra, entre o sonho e a realidade, entre o amor e o ódio.
      A ti, desconhecido(a), que comigo percorres esta odisseia, se tu pensas que é mais importante ser que parecer, se lês a poesia de Novalis, os livros de Kerouac, Orwell e tantos outros, se não desconheces a divisa da Abadia de Thélème, e se nunca deixaste de ouvir José Afonso, Piaf, Léo Ferré, Brassens e Pete Seeger, se acreditas que outras normas, outras relações entre os Homens (homens e mulheres) podem existir dentro das normas actuais, quer tu sejas filha(o) da razão ou da liberdade, do mar ou da terra sagrada, eu gostaria de contar contigo entre os meus visitantes e leitores.»
      O blogue está sempre acessível na coluna dos “Sítios a Visitar” sob a designação de “Pimenta Negra”.
      A edição em PDF do Pimenta Negra (versão em papel) pode ser descarregada no seguinte endereço:
      http://www.keepandshare.com/doc/1886363/pimentanegra-01-938k?da=y

Sem comentários:

Enviar um comentário