terça-feira, 4 de maio de 2010

Marcha Ibérica

      É já amanhã (05-05-2010), pelas 18H00, no Largo de S. Domingos, em Lisboa, a concentração da Marcha Ibérica contra o capital e a guerra.

      Diz a organização que:
      «Os trabalhadores, os povos europeus e os imigrantes que vivem entre nós, sentem duramente os problemas causados pelo capitalismo global, como o desemprego, a perda de poder de compra, de direitos laborais e o envolvimento em guerras cuja legitimidade os governos não sabem explicar.
      Em Portugal, o capitalismo origina: um desemprego de 10.5%; um deficit público que onera, cada um dos portugueses em 1332,00 Euros; um PEC (programa governamental) recheado de restrições e sacrifícios para trabalhadores e pobres, poupando os rendimentos dos grupos financeiros e dos ricos.
      Para controlar as rotas do petróleo, do gás e do ópio, o capitalismo desenvolve guerras e quer que as paguemos com: gastos diretos com a defesa que, em Portugal, custam a cada um de nós, 228,00 euros (+ 15,8% que em 2009); a presença de 263 militares no Afeganistão, em contrapartida da redução dos nossos rendimentos; um endividamento para a compra de submarinos cuja utilidade só é sentida por quem, a propósito, encheu os bolsos à nossa custa.
      Estes problemas são muito semelhantes em Portugal e Espanha, assim como é similar a atuação dos respetivos governos para espoliar o labor de trabalhadores nacionais ou imigrados.
      Com a Marcha ibérica pretende-se alargar a unidade de ação para além do quadro restrito das fronteiras de cada Estado, tendo em conta que o capitalismo atua num quadro global.
      Pretende-se ainda sublinhar que a guerra da OTAN (NATO) é mais uma forma de dominação do capitalismo para se assenhorear do trabalho e dos recursos dos povos.
      O próximo encerramento da presidência espanhola da UE é um bom momento para nos manifestarmos em conjunto.
      Em Lisboa e no Porto, a “PAGAN - Plataforma Anti-Guerra e Anti-NATO (OTAN)” vai organizar concentrações contra o capital e a guerra, como parte de uma Marcha que, partindo de várias cidades ibéricas chegará a Madrid no próximo dia 16.
      Apelamos a todos os que sejam contra a guerra, o desemprego e outros sacrifícios que só servem para enriquecer os capitalistas, que marquem presença na concentração de amanhã em Lisboa ou no dia seguinte (06-05-2010) na Praça da Liberdade, às 18H00, no Porto.»
      Vê mais info na ligação da coluna dos “Sítios a Visitar” sob a designação de “Plataforma PAGAN”.

Sem comentários:

Enviar um comentário