quarta-feira, 21 de abril de 2010

Viver do Lixo Desperdício

      Todos os dias, toneladas de alimentos, objectos e outro "lixo" são rejeitados pelo circuito comercial por razões pouco ou nada justificáveis, exceto pelo desperdício inerente da sociedade de consumo e superprodução em que vivemos.

      Para um “freegan” (free de livre), rejeitar o capitalismo e todas as suas formas de exploração passa também por procurar e reaproveitar esses desperdícios, comuns da máquina produtiva capitalista.
      Este mês, o Cinema Comunitário na Casa Viva é sobre respigagem, reciclagem, freeganismo, skipping, dumpster diving ou simplesmente sobre lixo.
      A segunda sessão decorrerá já na próxima sexta-feira, dia 23 de Abril, pelas 22:00 horas, na Casa Viva, passando o documentário “Skipping Waste”, de Lily Barlow, de 2009, com 42 minutos de duração, em inglês.
      (Cadeias de supermercados dominam a venda de comida. Bananas da Colômbia e abacates do Brasil enchem contentores do lixo por toda a Europa. Estes hábitos de consumo insustentáveis criam quantidades enormes de lixo, desperdício de petróleo e aterros sanitários descontrolados. Procurando desesperadamente uma alternativa, os “dumpster divers” (salteadores dos contentores ou os respigadores) começam a aparecer nas ruas, alimentando muitos, com a comida encontrada, em iniciativas como “Comida, Não Bombas!” (Food Not Bombs). Skippin Waste segue algumas destas comunidades em França e na Holanda, enquanto eles resgatam e reutilizam o que a sociedade capitalista considera "lixo").
      Mais info em:
      http://www.trashwiki.org/en/Skipping_Waste
      A Casa Viva está na Praça Marquês de Pombal, no nº. 197, no Porto.
      Na coluna dos Sítios a Visitar estão ligações para a “Casa Viva” e para a “Rádio Casa Viva”.

Sem comentários:

Enviar um comentário