quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Viver Sem Dinheiro

      Mark Boyle mudou de nome para Saoirse, que significa Liberdade, em gaélico, tendo fundado a comunidade virtual da “FreeEconomy”, que postula um estilo de vida sem o recurso ao deus dinheiro.

      Mark propôs-se passar todo o ano de 2009 sem usar o dinheiro, assim tendo sucedido.
      Inspirado em Gandhi, este irlandês de 29 anos, pretende abolir o dinheiro como base de uma sociedade que ambiciona seja mais generosa e menos consumista, acreditando na partilha, na parcimónia e na interdependência.
      Viveu numa roulotte, comeu o que cultivou numa zona de cultivo biológico em Bristol (Inglaterra), fez trocas da sua produção, cozinhou numa fogueira e alimentou o computador e o telemóvel (que só recebe chamadas) com energia solar.
      Mark, em 2001, enquanto estudante de economia viu o filme “Gandhi” que muito o afectou, tendo a vida do pacifista indiano muito o influenciado, levando-o a mudar o tipo de vida e ambições.

      Despertou para as questões ambientais e resolveu ganhar dinheiro de forma ecologicamente correcta. Criou uma empresa de produtos orgânicos e o negócio corria bem, mas Mark continuava insatisfeito: «Dei-me conta de que nem mesmo negócios sustentáveis conseguem mudar as coisas», dizia no seu blogue (http://www.justfortheloveofit.org/blog).
      Na procura do seu próprio caminho, descobriu que não bastava diagnosticar os problemas, mas que era preciso chegar às causas e intervir.
      «Decidi tornar-me um homeopata social, um pró-activista, e investigar as raízes dos sintomas», explica Mark.
      Decidiu iniciar uma nova vida, mudando até o nome para um novo, tendo escolhido “Saoirse”, palavra que em gaélico significa Liberdade.
      Fundou uma comunidade virtual para troca solidária de conhecimentos e serviços, a Freeconomy. O princípio é que todos têm algo que podem oferecer, seja uma explicação, um corte de cabelo (um dos serviços mais trocados), uma reparação...
      Em quase dois anos, cerca de 15 mil pessoas de 118 países inscreveram-se no Freeconomy.
      Visto em:
      http://pimentanegra.blogspot.com/
      Sítios a ver:
      http://www.justfortheloveofit.org
      http://forum.justfortheloveofit.org

Sem comentários:

Enviar um comentário