quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Porquê Deus?

      Acaba de ser publicado um livro coordenado por Manuel Curado (professor na Universidade do Minho) intitulado: “Porquê Deus se Temos a Ciência?”
      Cada vez mais a ciência responde às perguntas essenciais da existência, nada justificando a persistência de qualquer crendice em qualquer ser omnipotente extraterrestre.
      Diz-se no livro: “A explicação religiosa da realidade não parece admitir a explicação científica e vice-versa. Deriva isto de vivermos num mundo que só tem uma verdade? Deriva isto das limitações das estruturas cognitivas dos seres humanos? Deriva isto do estado de conhecimento científico que alcançámos?”
      O livro aborda uma série de argumentos que podem ajudar às respostas, até porque, diz-se na obra, “não sabemos se a aparente incompatibilidade entre a Religião e a Ciência é circunstancial ou constitutiva”.
      O professor da Universidade do Minho é autor das obras: Direito Biomédico (2008), Luz Misteriosa: A Consciência no Mundo Físico (2007) e O Mito da Tradução Automática (2000) e é Editor dos livros Questões Actuais de Bioética (2009), Cartas Italianas, de Verney (2008), Mente, Self e Consciência (2007) e Consciência e Cognição (2004).



Sem comentários:

Enviar um comentário