sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Imagem Anarquista

      A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza (Cidade de Londrina, Paraná, Brasil) promove, até este sábado (dia 14), a exposição “A imagem anarquista”, que traz à comunidade o pensamento anarquista que predominou nas três primeiras décadas do século XX no movimento operário brasileiro.
      A mostra conta com 44 imagens extraídas de diferentes revistas brasileiras, argentinas, espanholas e portuguesas, do período.
      O material aborda as relações entre os anarquistas e o governo, mostrando como eram feitas as críticas, de um para o outro. Além do material gráfico, a exposição ainda conta com reportagens, poesias, entre outros.
      Na altura, a imagem era uma das mais importantes ferramentas para a comunicação entre as pessoas, já que a maioria era analfabeta ou desconhecia língua portuguesa.
      De acordo com a técnica de gestão da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, Lucinéia Chamorro, a exibição é uma maneira das pessoas conhecerem ou relembrarem um pouco da história do Brasil. “O anarquismo foi algo que marcou o país. Muita coisa aconteceu no meio desse contexto histórico. Então, fica o convite para que os mais velhos venham relembrar as práticas da época e os mais novos venham para adquirir mais conhecimento”, relatou.
      Lucinéia relatou que os trabalhos tratam de diferentes assuntos como a exploração no trabalho; condições de trabalho, moradia, transporte e alimentação; a repressão policial; festas e comícios; entre outros. “É um resgate histórico-cultural do Brasil naquela época.
      O professor Alberto Gawryszewski, responsável pela exposição, caprichou na seleção dos materiais. É uma atração muito rica”, avaliou.





Sem comentários:

Enviar um comentário