domingo, 29 de novembro de 2009

Exemplo a Não Esquecer

      Há cinco anos atrás uma fábrica de confecções situada na vila dos Arcos de Valdevez (Norte de Portugal) que aí já laborava há cerca de 15 anos entrou numa suposta “crise” anunciada pelos patrões alemães, colocando em perigo os 89 postos de trabalho que detinha.
      Precisamente num dia como o de hoje, 29 de Novembro do ano de 2004, as 89 trabalhadoras da fábrica de confecções apercebem-se que, já fora do horário laboral, os patrões estão a retirar as máquinas da fábrica e que pretendem afinal a deslocalização da fábrica para a República Checa.
      As trabalhadoras mobilizaram-se de imediato e impediram que os patrões levassem a cabo a retirada das máquinas.
      A partir daquele dia as trabalhadoras montaram vigílias nocturnas nas instalações da fábrica, revezando-se durante longos meses, de forma a impedir a retirada das máquinas.
      Os patrões nunca mais foram vistos e os trabalhadores continuaram a trabalhar normalmente, sem entidade patronal, por estar desaparecida.
      Alguns meses depois as trabalhadoras conseguiram que os patrões, dois empresários alemães, lhes vendessem a fábrica em troca dos ordenados, tendo formalizado a venda por tão-só um euro.
      Desde então a fábrica nunca mais parou de laborar, é autogestionada pelas trabalhadoras, manteve todos os postos de trabalho e, pasme-se, veio a admitir mais trabalhadores, mantendo actualmente 115 trabalhadores e, pasme-se de novo, tendo triplicado, isto é, aumentado três vezes mais, a facturação da fábrica.
      Conceição Pinhão, a trabalhadora-administradora diz que 90 por cento da produção se destina à exportação e com a actual crise de 2008/2009, a produção ressentiu-se um pouco mas estando já a trabalhar em pleno.
      Não houve necessidade de despedimentos, reestruturações, suspensões, etc.
      Conceição diz «Hoje, voltaria a fazer tudo de novo, não estou arrependida de nada. Queriam-nos deixar de mãos a abanar, atirar 90 pessoas para o desemprego, mas não conseguiram».
      Aqui ficam os contactos:
      A fábrica chama-se: “Afonso, Produção de Vestuário, Lda.”, a trabalhadora-administradora é a já citada Maria da Conceição Pinhão (foto abaixo), situa-se na Zona Industrial de Paçô, Lote 11, em Arcos de Valdevez (Código Postal: 4970-249), Telefone: (+351)2858480060, Fax: (+351)258453095, email: cadafonso@mail.telepac.pt e fabrica todo o tipo de vestuário.


1 comentário:

  1. Fabrica de roupa vestuario Afonso, competências técnicas e valores como o rigor, a qualidade a excelência orientam a actuação da Afonso.

    ResponderEliminar