sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Escravidão Moderna

      “A Escravidão Moderna” (“De La Servitude Moderne”) é um filme de 52 minutos complementado por um pequeno livro de 25 páginas, ambos disponíveis gratuitamente no sítio que abaixo se indica e em 4 línguas: Francês, Inglês, Castelhano e Italiano.
      Jean-François Brient, coadjuvado por Victor León Fuentes conceberam e disponibilizaram estas duas obras em:
      http://www.delaservitudemoderne.org
      Entras, escolhes a língua e vês ou descarregas o livro (em ficheiro pdf) e o filme mas o filme está também inserido abaixo, no fim deste artigo.
      Nestas obras alerta-se para o facto de existirem escravos modernos neste denominado sistema mercantil totalitário que os esconde sob formas diversas de mistificação que ocultam essa condição servil.
      Considera o autor que neste imenso campo de batalha de guerra civil mundial, a linguagem constitui uma das nossas armas, pelo que deve ser usada com correcção, chamando as coisas pelos seus nomes próprios, daí denominações como a de “escravos”, “sistema mercantil totalitário”, “guerra civil mundial”, etc.

      «A Escravidão Moderna é uma escravidão voluntária, consentida pela massa de escravos que se arrastam à face da Terra. Eles próprios compram as mercadorias que os escravizam cada vez mais. Eles próprios procuram um trabalho cada vez mais alienante que lhes é concedido se demonstrarem estar suficientemente amansados. Eles próprios escolhem os amos que querem servir.
      Para que esta tragédia absurda possa ter lugar foi necessário despojar esta classe da consciência da sua exploração e alienação.
      Eis aqui a estranha modernidade da nossa época.
      Da mesma forma que os escravos da antiguidade, que os servos da Idade Média e que os operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje em dia em frente de uma classe totalmente escravizada, só que não o sabe, ou melhor; não quer saber.
      Eles ignoram a rebelião que deveria ser a única reacção legítima dos explorados. Aceitam, sem discussão, a vida lamentável que lhes foi planeada. A renúncia e a resignação são a fonte da sua desgraça.
      Mostrar a realidade tal como é e não como a apresenta o poder, constitui a subversão mais genuína.
      Só a verdade é revolucionária.»
      Extracto de “De La Servitude Moderne” de Jean-François Brient, seleccionado e traduzido por Anarquinfo.

De la servidumbre moderna from Les Temps Bouleversés on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário